Com o objetivo de aprimorar as relações e as condições do ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) realizará nos dias 17, 18 e 19 de novembro a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) de 2021. O levantamento será feito por meio de um formulário com questões sobre gestão, valorização dos servidores públicos, ferramentas e espaço de trabalho, entre outros tópicos.

Qualquer servidor (efetivo e comissionado), estagiário e terceirizado pode participar da pesquisa.  O questionário poderá ser respondido de duas formas: online, por meio de um arquivo disponibilizado na Intranet, ou impresso, que deverá ser depositado em uma das urnas de apuração. A pesquisa dispensa a necessidade de identificação.

Para o secretário João Felipe Borges, a PCO é uma ferramenta importante que irá estreitar as relações e a comunicação entre os setores da Semec e trazer novas perspectivas de mudanças dentro da Secretaria. 

Pesquisa foi anunciada pelo secretário da pasta, João Felipe, durante homenagem ao Dia do Servidor. Foto: Ascom Semec

“É fundamental que todos, independente da função que ocupe, participem da pesquisa, pois é com ela que iremos visualizar as mudanças que beneficiam o coletivo. Essa é mais uma forma de nos unirmos na realização desse trabalho, de forma clara e participativa”, disse João Felipe.

Ambiente saudável e produtivo 

A PCO é um instrumento de gestão utilizado por diversas organizações, públicas e privadas, e é considerada uma das formas mais eficientes de medir elementos essenciais para o desenvolvimento como liderança, estrutura, comunicação e valorização do trabalho. 

“Com esses resultados, iremos trabalhar para desenvolver as ações necessárias para melhorar o clima organizacional da Secretaria”, explica o secretário-adjunto de Administração Financeira e Contábil, Fabrício Fernandes. Ele também enfatiza que a pesquisa terá um grupo de disseminadores, formado por servidores da pasta, que irá auxiliar e tirar dúvidas.

O secretário ajunto de Administração Financeira e Contábil, Fabricio Fernandes, explica os principais objetivos da pesquisa. Foto: Ascom Semec

“Nós contamos com a sinceridade de cada servidor, pois só assim iremos entender as reais necessidades da Secretaria. Isso vai desde a forma como ele enxerga a gestão até as ferramentas de trabalho e os espaços coletivos que ele utiliza’’, ressaltou Fabrício.

Os resultados da PCO serão divulgados no dia 13 de dezembro. Segundo os organizadores da pesquisa, a expectativa é de que a apuração aconteça em clima de união entre os servidores e que o maior número de pessoas participe, seja online ou presencialmente. 

A coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Evânia Titara, junto a equipe de disseminadores, formada por servidores da Semec. Grupo está animado e orgulhoso em participar da PCO. Foto: Ascom Semec

Para a coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Evânia Titara, o levantamento trará novas oportunidades de aprendizado e a construção de um ambiente favorável ao trabalho e à qualidade de vida do servidor. 

“O Clima Organizacional nada mais é do que a junção dos sentimentos, percepções e opiniões que os membros que fazem parte de uma instituição têm sobre ela e sobre como esses fatores impactam o trabalho deles. Por isso, é essencial que além da participação, os servidores também sejam sinceros em suas respostas e entendam que somente com essa clareza poderemos construir uma Semec melhor para todos’’, concluiu Evânia.

Os disseminadores convocados para a pesquisa são distribuídos por setores e ficarão encarregados de oferecer suporte e esclarecer dúvidas. O link para responder a pesquisa pela internet estará disponível na INTRANET SEMEC a partir do dia 17 de novembro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *