Foi lançada oficialmente na terça-feira (16) a Pesquisa de Clima Organizacional da Secretaria Municipal de Economia (Semec). A ferramenta tem como objetivo avaliar a organização, as condições e as relações de trabalho na Semec tendo como base as opiniões dos servidores, estagiários e terceirizados do órgão.  A PCO será realizada nos dias 17, 18 e 19 de novembro e o resultado será divulgado no dia 13 de dezembro.

No lançamento da pesquisa, realizado no Auditório da Semec, o secretário-adjunto de Administração Financeira e Contábil, Fabrício Fernandes, ressaltou que a participação de todos é importante para que o diagnóstico da PCO seja o mais objetivo e produtivo possível.

“O servidor não precisa se preocupar em relação à identificação pois o objetivo da pesquisa é apurar a opinião coletiva sobre tópicos fundamentais como o desempenho da gestão, a organização dos setores, as relações, as ferramentas de trabalho e os espaços de uso coletivo.’’

Ele também contou que a ideia é de que mais edições da pesquisa aconteçam periodicamente para que o trabalho de melhoria do clima organizacional da Secretaria seja realizado de forma contínua e inclusiva.

A coordenadora de Gestão de Pessoas, Evânia Titara, destacou o empenho do grupo de disseminadores, formado por servidores da Semec, e agradeceu a participação dos diretores, coordenadores e representantes que estiveram presentes no lançamento.

“Neste momento, o engajamento é importante para que possamos ter uma visão clara e real do que está acontecendo na Secretaria e de como podemos alcançar um desenvolvimento satisfatório para todos”, disse Evânia.

Quem pode participar da pesquisa?

Servidores (efetivos e comissionados), estagiários e terceirizados.

Como responder?

Online, no questionário disponível neste link, ou entregando o formulário impresso em uma das urnas espalhadas pela Semec.

A Pesquisa de Clima é obrigatória?

Não. No entanto, o objetivo da pesquisa é apurar o que está acontecendo na Secretaria para que a gestão possa desenvolver medidas que melhorem o ambiente organizacional e facilitem o trabalho do servidor. A participação de todos é fundamental pois só assim será possível entender, de forma clara e real, quais são os principais pontos que precisam de melhorias dentro da Semec.

Serei penalizado caso não responda a pesquisa?

Não. Como a pesquisa não é obrigatória, o servidor que não quiser participar não será punido ou algo do tipo. Entretanto, a participação de cada um é fundamental para o sucesso da PCO.

Gostaria de participar da pesquisa, mas não quero me identificar… o que eu faço?

O servidor que não quiser se identificar pode responder a pesquisa de forma física, preenchendo e entregando o questionário em uma das urnas, sem que seja necessário informar o nome, setor ou cargo. Você pode adquirir o formulário de pesquisa com um dos disseminadores, que pode ser identificado por crachá.

Quero responder a pesquisa pela internet, mas sem me identificar. É possível?

Infelizmente, não. A plataforma online onde a pesquisa está disponível exige um endereço de e-mail do Google para validar o processo.

Posso responder a PCO mais de uma vez?

Não. A pesquisa é uma ferramenta para medir a opinião coletiva da Secretaria, que só será avaliada com as percepções individuais de cada servidor. Ao responder mais de uma vez, o resultado final será comprometido, o que irá dificultar a compreensão do clima organizacional e, consequentemente, tornará a aplicação das medidas focadas no bem estar de todos os servidores ainda mais difícil.

A organização da Pesquisa conta com o bom senso e a responsabilidade de todos para que a PCO seja realizada de forma consciente e espera que os resultados sejam objetivos e os mais próximos da realidade possível.

Tenho dúvidas sobre o preenchimento do questionário. Onde posso obter ajuda?

Por meio dos disseminadores da PCO. Os disseminadores são servidores que foram convocados para incentivar a participação e esclarecer os principais pontos da Pesquisa. Eles estão distribuídos por setores e há mais de um em cada andar, dispostos a ajudar no que for necessário.

Respondi a pesquisa mas me arrependi ou esqueci de relatar algo. Posso respondê-la novamente?

Não. A pesquisa só poderá ser respondida uma única vez por servidor. Para que as respostas sejam claras e fiéis aos sentimentos e opiniões de cada um, o servidor pode respondê-la tranquilamente no tempo que achar necessário, com calma e atenção ao que ele realmente acha, seja pela internet ou presencialmente.

O prazo final para a entrega da Pesquisa de Clima termina no dia 19 de novembro, sexta-feira.